quinta-feira, 11 de março de 2010

"Considerai a catequese como meta prioritária da Sociedade do Divino Salvador"

PLANEJANDO...
Ontem dia 10 de março de 2010, foi realizado na antiga casa Paroquial, uma reunião de catequistas, cujo objetivo era planejar os encontros semanais de catequese de todos os Bairros. A reunião  iniciou as 19:00hs.Estiveram presentes os catequistas:Jackeline Gonçalves,
Rozeli Simões,Nêila Barbosa,
Juscelino Alves,Simone Gomes,
Andressa Lima,Cristiane Gomes,
Vilma Rocha,Rosilde Ribeiro,
Eliete de Fátima e Rosemeire Rocha(coordenando a reunião).Foram destacados os temas que serão trabalhados na catequese durante todo o ano, como estes  poderão ser repassados de uma forma clara e objetiva.
Devemos ressaltar a importância de se fazer um Planejamento Catequético. A Catequese nos últimos anos deu passos significativos. Em toda parte percebe-se um fervilhar de novas experiências e métodos mais adequados que nos orientam na caminhada. Este processo de renovação depara-se com alguns desafios: a catequese não pode ser uma simples iniciativa baseada na boa vontade, na improvisação. Disso decorre a necessidade de pensar, organizar e atualizar a catequese, buscar novos rumos, animar os catequistas, criar um clima humano-afetivo. Surge assim a missão do coordenador do qual depende, em grande parte, a dinâmica e a renovação da catequese numa comunidade.

 A catequese é o solo fértil e profundo onde as raízes da fé obtêm a firmeza e têm o sustento para toda vida cristã. Sendo a catequese um processo permanente de educação da fé, também a formação do catequista deve ser permanente, pois o catequista terá sempre coisas para aprender em toda a sua vida. "Além de testemunha, o catequista deve ser mestre que ensina a fé. Ninguém nasce catequista. Aqueles que são chamados a esta missão tornam-se bons catequistas através da prática, da reflexão e da preparação adequada. Para colaborar na formação de discípulos de Cristo, o catequista deve ser, em primeiro lugar, um discípulo amoroso, humilde, alegre e fiel. A fé foi colocada por Deus no coração do homem.A tarefa do catequista é a de cultivar este Dom, alimentá-lo e ajudá-lo a crescer primeiro em seu coração para que deixe transbordar esta experiência de vida cristã para os irmãos.Este ano contaremos com a ajuda de Rosemeire Rocha(Rose),na coordenação Paroquial e coordenação de catequese do Centro,Elizabeth Santos(Beth) na coordenação do Bairro Taboleiro Alto e Dara na coordenação do bairro São Joãozinho e Conjunto Habitacional.Que Deus abençõe a cada uma.